21 de dez. de 2010

Reunião de Pais




Com o objetivo de compartilhar interesses e ações a EEM Dr. Romão Sampaio promoveu no dia 16 de dezembro de 2010, a última reunião de pais seguindo a seguinte pauta:


Momento de oração coordenado pela coordenadora Ana Maria Amaro

Informações sobre período de avaliações, livro didático, recuperação, matrícula 2011 e como funcionará a sala de recursos multifuncionais pela diretora administrativa Delídia Romão Pinto.


Apresentação dos resultados do 3º período e resultado dos vestibulares pela coordenadora Neilinha


Conversando sobre as Olimpíadas de Matemática com a professora Donatila Carvalho

Entrega de certificados aos melhores leitores e alunos destaques do ano pela coordenadora do Centro de Multimeios Kátia Filgueira.


Apresentação do filme: Seca: uma saga pertinente (baseado na Obra de Rachel de Queiroz) produzida pelos alunos do 3º Ano - turma “C”


Encerramento com a entrega do jornal da escola e apresentação de slides com a diretora Delídia


Em um segundo momento os pais receberam boletins e conversaram com os professores em sala de aula.

20 de dez. de 2010

Ação Solidária

Com o objetivo de despertar a solidariedade na comunidade escolar, a EEM Dr. Romão Sampaio promove a Ação Solidária: “Faça uma família Feliz”
A ação consiste em arrecadar alimentos não perecíveis para formar cestas básicas e beneficiar famílias carentes. Este é o terceiro ano do projeto.


Neste ano, o aluno pode trocar um Kg de alimento por um cupom e concorrer aos seguintes prêmios:
  • um espremedor de frutas
  • uma sanduicheira
  • um kit do boticário.

23 de nov. de 2010

Dia da Consciência Negra


Ao apresentarmos o projeto África : O Continente irmão, esperamos tratar não apenas de um conteúdo, mas permitir que sua abordagem provoque mudanças substanciais nos modos de ver e ler a cultura brasileira, sobretudo no que tange às suas condições.


E dentro da proposta de trabalhar na escola a valorização da cultura afro-brasileira, no dia 20 de novembro “Dia da Consciência Negra” professores e alunos do Ensino Médio da EEM Dr. Romão Sampaio, envolveram-se na tarefa de projetar na escola um espaço cultural para expor trabalhos realizados em sala de aula e assim trabalhar de forma mais significativa,expressões da arte e cultura negra como: musicalidade, teatralidade, coreografias, poemas e personalidades.

21 de nov. de 2010

Competição Google



  • …Toda criança terá uma escola
  • …Vamos plantar mais árvores que prédios
  • …Os políticos serão super-heróis
E você, o que pensa sobre o futuro do Brasil?
Solte a imaginação e participe da competição Doodle4Google.
Você já reparou que em diversos eventos o Google costuma brincar com o seu logo?
Chamamos esse logo especial de "Doodle".
O Google então decidiu abrir esta brincadeira para estudantes de 6 a 15 anos e permitir que seus desenhos apareçam no lugar do logo.

Esta competição é chamada de Doodle4Google e mais de 300 mil alunos já participaram ao redor do mundo.
Agora chegou a sua vez!
Pela primeira vez o logo do Google será desenhado por um estudante brasileiro.
O tema da primeira edição é "O Brasil do Futuro".
Solte a criatividade e desenhe sua versão do logo do Google mostrando o que você espera do futuro do Brasil.

O seu desenho pode parar na página inicial do Google Brasil e você pode ganhar:
  • Uma bolsa de estudos de R$ 30 mil reais
  • Um computador
  • Uma sala Google na sua escola!
Para ajudar-nos na difícil escolha do desenho vencedor, o Google  conta uma lista deJurados Especializados na arte de desenhar. Cartunistas e ilustradores consagrados nos ajudarão a escolher os finalistas desta competição e participarão da cerimônia de premiação em Dezembro.
Para saber como participar, acesse a opção "Como Participar" 
Além de ter o seu desenho na página inicial do Google Brasil, você e a sua escola receberão prêmios muito especiais.  Saiba mais na opção "Regras e Prêmios".
Ao participar você e o Google ajudam a construir o futuro do Brasil pois cada desenho recebido, o Google plantará  uma árvore*

14 de nov. de 2010

Relação entre tempo e espaço




O bloco do passo é um exemplo de trabalho em equipe, sincronismo, disciplina, e principalmente colaboração.

Site do Bloco: opasso.com.br

10 de nov. de 2010

Vida na Escola: Entrega de Computadores

Vida na Escola: Entrega de Computadores

Entrega de Computadores

Aconteceu no dia 09 de novembro de 2010, a cerimônia de entrega de computadores aos alunos Leandro Ferreira de Sousa e Jorge Menezes, pelo desempenho alcançado no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SPAECE) 2009 (em Língua Portuguesa e Matemática.


Participaram da solenidade professores e alunos do turno matutino, Núcleo Gestor, presidente do Conselho Escolar - Maria da Glória Severo Gomes e o representante da CREDE19 Edilberto Vilar.


Na ocasião podemos ouvir a paródia do SPAECE, cantada por alunos do 3º Ano do Ensino Médio com a participação do funcionário Thiago Leite.


27 de out. de 2010

IV Feira Regional de Ciências e Cultura

Aconteceu no período de 26 a 27 de outubro de 2010, na Quadra de esporte do CERE – Almirante Ernani Vitorino Aboim Silva – Juazeiro do Norte, a IV Feira Regional de Ciências e Cultura, na qual foram apresentados projetos científicos e culturais por alunos do 6º ano/Ensino Fundamental ao 3º ano/ Ensino Médio da Rede Pública Estadual.






O evento que busca promover o intercâmbio cultural e científico,estimular a investigação e o interesse pelo estudo das Ciências, contou com a participação de muitas escolas, com apresentação de projetos nas seguintes áreas nas seguintes áreas do conhecimento: Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Ambientais, Ciências Humanas e Robótica.




13 de out. de 2010

Semana Mundial da Alimentação 2010

Todo ano, em 16 de outubro, cerca de 150 países celebram o Dia Mundial da Alimentação. É uma oportunidade para os países refletirem sobre a segurança alimentar e nutricional, num momento em que, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cerca de 923 milhões de pessoas passam fome em todo o mundo.A exemplo de outros anos, no Brasil a celebração do Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) foi ampliada para Semana Mundial da Alimentação. Neste ano, ocorre de 12 a 18 de outubro.

O dia 16 de outubro foi escolhido como Dia Mundial da Alimentação porque neste dia, em 1945, foi criada a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cujo objetivo é elevar os níveis de nutrição e desenvolvimento rural. Há 28 anos a data é celebrada em diversos países.

O objetivo da Semana Mundial da Alimentação é estimular a reflexão e o debate sobre a questão. O tema definido pela FAO para este ano é "Segurança Alimentar Mundial: Os Desafios das Mudanças Climáticas e da Bioenergia".

Logomarca da Semana
O feijão unifica as diferentes culturas alimentares que convivem no Brasil. Como expressão popular,representa a riqueza de variedades e de usos na preparação de alimentos, além de ser um produto preferencial da agricultura familiar e de excelente valor nutricional. Feijões de diferentes cores e espécies são transformados em pratos que integram a culinária regional e os diferentes agrupamentos étnicos do nosso país.

Nova Pirâmide Alimentar



Nossas Ações

  • Sensibilizar sobre a importância da Merenda Escolar, para melhor valorizar.
  • Distribuir panfleto informativo, para orientar a respeito dos benefícios da alimentação adequada para a manutenção de uma vida saudável.
  • Implantar uma horta escolar, para reforçar e enriquecer a merenda escolar.

12 de out. de 2010

O que é um Podcast


Podcast nada mais é que um programa de áudio personalizado, gravado em mp3 e disponibilizado em espaços na internet. Para criar um programa de podcast é necessário gravar seus comentários utilizando um microfone ligado ao computador e transformar este arquivo em mp3. Posteriormente, pode-se colocar uma música de fundo e efeitos sonoros. Para isso, existem alguns programas que permitem gravar qualquer som do computador, entre eles o Audacity que possibilita a criação e edição de som com uma qualidade profissional. Através de um arquivo Rss os autores desses programas de rádios caseiros disponibilizam aos seus "ouvintes" possibilidades de ouvir ou baixar os novos "programas", podendo gravá-los depois em aparelhos de mp3 ou cds e ouvir quando quiser. Fonte: Portal do Professor

Quer conhecer nossa experiência com podcast? CLIQUE AQUI

10 de out. de 2010

Orientação Vocacional


Mais uma ação do Plano de Intervenção para o ENEM / Vestibular 2010 aconteceu nos dias 07 /10 à noite e dia 08 / 10 pela manhã uma palestra para os alunos dos 3ºs Científicos . O nosso objetivo é a melhoria da autoestima, da autodescoberta e da motivação.

A referida palestra foi ministrada pela psicóloga Roseane Barros Pinto, a qual enfatizou que a orientação vocacional é um processo de autodescoberta do jovem, que se sente perdido e sem norte. A escolha de uma profissão a carreira pode significar a escolha de uma vida. Salientou ainda que o objetivo da orientação vocacional não dizer ao estudante qual a profissão certa a escolher, mas sim orientar de acordo com as características e personalidades de cada indivíduo, profissões e áreas de possível interesse.

27 de set. de 2010

De Olho no SPACE

Dentre as ações do Plano de Intervenção da EEM Dr. Romão Sampaio estão os "Aulões" de Língua Portuguesa e Matemática. Como prova disso, os professores colaboram ministrando essas aulas, trabalhando com questões do SPAECE como forma de minimizar as dificuldades que os alunos enfrentam quando estes participam da prova. De uma forma interativa, isso facilitará a compreensão do significado desse tipo de avaliação para a comunidade escolar.


A Escola agradece aos professores temporários: Marluce Leite, Adriana de Alencar, Fernando Evangelista, Claudiana, Zezinho e Uberlândia e aos efetivos: Graça Pereira, Ana Cleide e Donatila Carvalho, por se envolverem nessa causa, demonstrando compromisso com o processo de ensino e de aprendizagem colaborativa.,



23 de set. de 2010

Ações Escolares



A EEM Dr. Romão Sampaio, mais uma vez participará do 4º concurso de desenho e Redação da CGU (Controladoria Geral da União,) com o tema: “Como Será o futuro do Brasil com o Dinheiro Público bem Aplicado?”.

A nossa escola concorrerá na categoria de redação pelo fato da mesma possuir somente a modalidade Ensino Médio. Além da participação no concurso, a escola concorrerá ao título de "Escola Cidadã", onde se faz necessária, a elaboração de um plano de sensibilização com ações direcionadas para motivação e participação dos nossos alunos da importância do conhecimento dos nossos direitos e dos nossos deveres como cidadãos.

Dentre as ações realizadas tivemos a oportunidade de participar de uma palestra, cujo tema foi: Cidadania plena... Sonho ou Realidade? Ministrada pela professora Iolanda Pereira da Silva, superintendente da CREDE 19 em Juazeiro do Norte.

O objetivo da palestra foi sensibilizar e conscientizar sobre o que acontece na nossa sociedade e da importância da participação nos acontecimentos, para assumirmos nossa postura de cidadãos conscientes e críticos. Com isso estaremos contribuindo para tornar nosso município, nosso estado e nosso país em um lugar onde haja justiça social, respeito pelo público, trabalho e progresso para todos, um lugar onde a cidadania seja uma realidade e não um sonho, pois cidadania não se ganha, se conquista.


9 de ago. de 2010

Semana do Estudante


Em 11 de agosto comemora-se o Dia do Estudante e junto dele está a semana dedicada à mesma causa. Nesta semana queremos comemorar e convidar nossos alunos a participar das dinâmicas propostas e dos estudos de textos que envolvem temas importantes para a vida do jovem na sociedade. E, como não poderia deixar de acontecer, a escola Dr. Romão Sampaio, também promove o lazer, oferecendo a seus alunos, momentos de descontração como forma de valorizar a interação. Assim sendo durante toda a semana teremos recreios mais prolongados com jogos, músicas, bingos educativos, lanches e festas.

28 de jul. de 2010

Tecnologia ou Metodogia

O vídeo como recurso pedagógico é uma ferramenta excepcional, por que desperta o interesse dos alunos, provoca discussões, serve como ponto de partida para ilustrar um conteúdo difícil de ser trabalhado, complementa conteúdos, e possibilita colocar a todos, professores e alunos em situações desafiadoras de observação, análise e reflexão, estimulando a participação e o posicionamento crítico em relação aos temas abordados. Tudo isso é possível no processo de ensino-aprendizagem, se trabalhado dentro de um contexto apropriado, de forma criativa e planejada.

Segundo PRATA, 2002, p. 77 "A integração das tecnologias como TV, vídeos, computadores e internet ao processo educacional, pode promover mudanças bastante significativas na organização e no cotidiano da escola e na maneira como o ensino e a aprendizagem se processam, se considerarmos os diversos recursos que estas tecnologias nos oferecem (...)"

No entanto se a nossa prática pedagógica não for apropriada e atualizada para a utilização desses recursos como meios que auxiliam no processo de ensino aprendizagem, de nada adiantará, a escola está repleta de equipamentos tecnológicos.
É o que nos mostra o vídeo Tecnologia ou Metodologia. Qualquer recurso tecnológico, do mais simples ao mais complexo, só será significativo se o professor souber como utilizar o mesmo. De que adiante a tecnologia se a metodologia continua a mesma?


Assista, reflita e faça suas considerações

16 de jun. de 2010

Oficina de Reciclagem

A EEM DR. Romão Sampaio realiza oficina de reciclagem com técnicos da SEMACE - Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará.
Participaram dessa oficina monitores e líderes de sala de aula.




“Brincar, Aprender e Ser... Trabalhar quando Crescer”



Beatriz Ferreira Cavalcante, aluna do 1º Ano do Ensino Médio da EEM Dr. Romão Sampaio participou do 1º Concurso Cultural “Brincar, Aprender e Ser... Trabalhar quando Crescer”, promovido pelo CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalho de Juazeiro do Norte.
A referida aluna participou na categoria “Frases”, onde obteve o 3º lugar com a seguinte frase: "Proibindo o trabalho infantil, vamos fazer estudar as crianças do Brasil".
“Proibindo trabalhar infantil, vamos fazer estudar as crianças do Brasil”.
O resultado do concurso foi divulgado no dia 11 de junho 2010, no auditório do CEREST, onde a nossa escola foi representada pela coordenadora do Centro de Multimeios Kátia Filgueira.
Marcaram presença no evento, a equipe multidisciplinar do CEREST, Secretário de Educação /JN, representante da CREDE19 e representantes das escolas participantes.

Como forma de apreciar o trabalho da aluna e estimular a participação dos nossos alunos em outros concursos a escola entregou a premiação a aluna na hora do recreio, com uma pequena solenidade.

Participaram do concurso, alunos das escolas municipais e estaduais de Barbalha, Caririaçu, Jardim e Juazeiro do Norte.

25 de mai. de 2010

Tecnologias na Edcuação

Iniciado neste mês de maio na escola Dr. Romão Sampaio o Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC que é um projeto de formação continuada que visa a preparação dos professores para a ampliação da rede de aprendizagem da SEED/MEC. A idéia é a articulação entre prática pedagógica com o uso de tecnologias, a realidade da escola, a reflexão sobre a prática e as contribuições das tecnologias para o desenvolvimento do currículo nas distintas áreas de conhecimento.
METODOLOGIA
A Formação Continuada Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC será realizada através do estudo teórico e reflexivo dos textos e atividades práticas. O curso acontecerá com encontros presenciais mensais e virtuais semanais no endereço eletrônico www.eproinfo.mec.gov.br e terá duração de quatro meses e uma semana. Serão desenvolvidas quatro unidades de estudo e prática, cada uma com carga horária de 24h. No final da última unidade haverá um encontro final de 4h, perfazendo assim 100h. O cursista deverá realizar as leituras e atividades auto-dirigidas indicadas no curso on-line.


16 de mai. de 2010

Boletim Educarede

Dia da Internet: meia década a serviço da inclusão digital


Por José Alves
Segundo dados do Painel IBOPE/NetRatings, em dezembro de 2005, o Brasil contava com 12,2 milhões de internautas domiciliares ativos, com média de aproximadamente 18 horas de navegação por mês. A mesma pesquisa indica que em dezembro de 2009, quatro anos depois, o número de usuários cresceu vertiginosos 234%. Passou para 28,5 milhões de brasileiros que navegam pela Internet de casa, com uma média de 30 horas/mês. O tempo de navegação aumentou 167% em quase meia década.

Os números indicam uma tendência definitiva. Seja no Brasil ou em qualquer outro país do mundo, é evidente a importância que a Internet passou a ter no dia-a-dia das pessoas. Vivemos em um mundo cada vez mais conectado e as redes sociais são um bom exemplo disso. Orkut, Facebook, Twitter e tantas outras são acessadas diariamente por pessoas de todo o planeta. Novas amizades, contatos profissionais e formas de se relacionar não são mais exclusividade do mundo presencial das ruas. As relações entre as pessoas já podem ser estabelecidas e sustentadas somente no mundo virtual.


Nos últimos quatro anos, portanto, o mundo presenciou um grande avanço em relação ao uso das tecnologias. No entanto, a maior parcela da população do planeta ainda não tem acesso à rede, seja por questões financeiras, falta de interesse ou conhecimento. Segundo a Internet World Stats, em dezembro de 2009, 73,4% da população mundial ainda não acessava a web.

É pela mudança desse cenário que, desde 2005, a Associação de Usuários de Internet, entidade espanhola sem fins lucrativos constituída em Madri, se preocupa com a necessidade de expansão de usuários da rede e pensa numa forma de levar ao público, de maneira geral, os benefícios e o conforto que a utilização da Internet traz.

Foi com esse objetivo que nasceu o Dia da Internet, há meia década, por iniciativa da associação espanhola. No mesmo ano de 2005, durante a II Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, realizada em Tunis, as Nações Unidas aprovaram o dia 17 de maio como Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, compartilhando metas idênticas às do Dia da Internet.

O que é o Dia da Internet?

É um projeto em rede que surge da sociedade, pela sociedade e para a sociedade, e está aberto à participação voluntária e gratuita de todos os países do mundo. Um dos aspectos principais do evento é a liberdade para cada uma das nações comemorarem o seu Dia da Internet e pensarem em ações locais que possam incluir a parcela da população que ainda não tem acesso à cultura digital.
Acesse o Portal Educarede para continuar lendo sobre o dia da Internet.

4 de mai. de 2010

Aniversário da Escola

Programação - 05 de maio de 2010

7:30h Gincana



19:00h - Missa em Ação de Graças na quadra esportiva da escola.

24 de abr. de 2010

Computadores na Escola

Para ajudá-lo a planejar e acabar com os equívocos sobre o uso do computador na sala de aula, NOVA ESCOLA elaborou os quadros seguintes. No primeiro, estão atitudes e procedimentos para fazer do computador um aliado. No segundo, os que comprometem qualquer projeto de informatização escolar.
Assim dá certo
1 Escolher conteúdos
Eleger e estudar os conteúdos que serão apresentados ou aprofundados na sala de informática é essencial para que a aula seja objetiva e produtiva. Além disso, faz com que o professor se sinta mais seguro na hora da aula.
2 Selecionar programas
Com o conteúdo escolhido, é hora de encontrar os programas e sites mais apropriados para atingir as metas de aprendizagem. Se a aula é de redação, um editor de textos é uma boa opção.
3 Fazer o roteiro da aula
Todas as atividades precisam ser bem estruturadas e bem planejadas, prevendo momentos de pesquisa, de visualização do conteúdo estudado e de troca de informações. Isso evita a dispersão.
4 Incentivar a interação
Os alunos devem interagir para construir conhecimento. Para tanto, que tal criar blogs, e-mails e fóruns?
5 Usar jogos educativos
Os desafios propostos pelos softwares e jogos virtuais estimulam os jovens
e complementam a aula de forma lúdica.
6 Explorar o audiovisual
A internet e os programas educativos oferecem vídeos e animações que favorecem o aprendizado. Use-os!
7 Permitir que o aluno crie
Publicar textos em blogs ou sites e fazer apresentações em slides torna o estudante produtor de conteúdo e de conhecimento.
8 Evitar a desatenção
Para a turma não perder o foco da aula, vale bloquear o acesso a sites de relacionamento, salas de bate-papo e programas de mensagens que não sejam coerentes com o conteúdo ensinado.
9 Criar espaço iúdico
Todos precisam ficar à vontade na sala de informática. Por isso, coloque nas paredes cartazes, mapas, ilustrações e trabalhos dos alunos, criando um ambiente acolhedor e rico em informações.
10 Preparar-se bastante
Você se sentirá mais seguro na sala de informática se aprender a usar a máquina, a internet e os programas básicos. Além disso, terá melhores resultados.
Assim não dá
1 Dar aula só de informática
O objetivo das aulas na sala de informática não deve ser formar técnicos, mas melhorar o aprendizado. Por isso, evite o uso do espaço apenas para ensinar a operar programas.
2 Não ter planejamento
A falta de objetivos claros faz com que tanto professor como alunos percam o foco, comprometendo o aprendizado.
3 Achar que a turma sabe tudo
Embora os jovens sejam espertos quando o assunto é informática, é um erro supor que todos dominem as ferramentas com a mesma destreza. Não deixe de ensinar como operar os programas básicos. Dessa forma, os menos plugados conseguirão acompanhar as aulas.
4 Usar a sala para distração
Computador na escola tem de estar voltado somente para a aprendizagem. Se a garotada usar o laboratório no período entre aulas, vai associá-lo somente ao lazer.
5 Liberar o entretenimento
Sites de relacionamento, download de músicas e jogos eletrônicos
dispersam o aluno durante a aula
6 Deixar os alunos sozinhos
Sem mediação, eles iniciarão bate-papos e ainda poderão acessar conteúdos impróprios.
7 Censurar demais
Se for para encontrar páginas e ferramentas sobre o tema da aula,
não cerceie a liberdade da turma na hora de navegar na internet.
8 Ter poucas máquinas
As atividades ficam prejudicadas quando os estudantes não usam
o computador de forma igualitária. O ideal é ter um equipamento
para cada dois alunos. Assim, todos terão a chance de operá-lo
durante a aula.
9 Ver o micro como rival
Se você tiver medo da tecnologia e dos avanços que ela traz,
jamais vai enxergá-la como uma fonte de conhecimento e informação.
Quando bem utilizada, a tendência é que ela vire aliada, em vez de concorrente.
10 Usar equipamento ruim
Computadores muito lentos e defasados sempre causam frustração e perda do interesse por parte dos alunos. Evite-os.
Conteúdo retirado da Revista Nova Escola