28 de jul. de 2010

Tecnologia ou Metodogia

O vídeo como recurso pedagógico é uma ferramenta excepcional, por que desperta o interesse dos alunos, provoca discussões, serve como ponto de partida para ilustrar um conteúdo difícil de ser trabalhado, complementa conteúdos, e possibilita colocar a todos, professores e alunos em situações desafiadoras de observação, análise e reflexão, estimulando a participação e o posicionamento crítico em relação aos temas abordados. Tudo isso é possível no processo de ensino-aprendizagem, se trabalhado dentro de um contexto apropriado, de forma criativa e planejada.

Segundo PRATA, 2002, p. 77 "A integração das tecnologias como TV, vídeos, computadores e internet ao processo educacional, pode promover mudanças bastante significativas na organização e no cotidiano da escola e na maneira como o ensino e a aprendizagem se processam, se considerarmos os diversos recursos que estas tecnologias nos oferecem (...)"

No entanto se a nossa prática pedagógica não for apropriada e atualizada para a utilização desses recursos como meios que auxiliam no processo de ensino aprendizagem, de nada adiantará, a escola está repleta de equipamentos tecnológicos.
É o que nos mostra o vídeo Tecnologia ou Metodologia. Qualquer recurso tecnológico, do mais simples ao mais complexo, só será significativo se o professor souber como utilizar o mesmo. De que adiante a tecnologia se a metodologia continua a mesma?


Assista, reflita e faça suas considerações

10 comentários:

  1. Não basta usar as tecnologias é preciso adequar uma nova postura frente a esses recursos.

    ResponderExcluir
  2. O vídeo nos mostra a realidade em se tratando de tecnologias utilizadas na escola uma vez que se não tivermos criatividade e olhos voltados para o futuro estariamos a nevegar sem rumo a metodologia deve ser sempre acompanhada com TIC e vice-versa

    ResponderExcluir
  3. Através do vídeo é possivel constatar que a escola aduiriu apenas recursos tecnológicos mais a metodologia de ensino continua a mesma.É necessário que essa mudança se faça no profissional.

    ResponderExcluir
  4. Reflexão;Não basta tecnologias,cursos, reciclagens... É preciso postura do professor e ações concretas para de fato termos uma escola coerente com a filosofia de tecnologia. Luiza Júlia.

    ResponderExcluir
  5. Não basta termos tecnologia avançada se não aperfeiçoarmos nossas metodologias.



    Fernando Joaquim Evangelista

    ResponderExcluir
  6. È realmente muito interessante e desafiador a inovação na metodologia utilizada durante uma aula ou até mesmo na explanação de um assunto estudado, para isto é necessário uma mudança na postura do profissional como forma de dar significado ás ações desenvolvidas.Do contrário, não passará do uso de recursos tecnológicos.

    ResponderExcluir
  7. É necessário que o profissional da educação mude sua postura diante dos recursos tecnológicos que estão sendo aplicados nas escolas.

    ResponderExcluir
  8. A tecnologia quando não é bem utilizada pelo professor se torna uma ferramenta de pouca diferença na aprendizagem do aluno. Por isso o vídeo mostra que apesar de tantos computadores na sala de aula o professor continua com a mesma metodologia de sempre. Não se pode analisar situações parecidas onde as atitudes são as de sempre.

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente, apesar das tecnologias existentes,a metodologia tradicional permanece no nosso dia dia

    ResponderExcluir
  10. Nota-se que a professora continua usando a mesma metodologia, embora com a utilização de recursos tecnológicos.Se permanece com a mesma metodologia percebemos que a mesma não acompanha as mudanças,continua com o método tradicional.

    ResponderExcluir