O vídeo como recurso pedagógico é uma ferramenta excepcional, por que desperta o interesse dos alunos, provoca discussões, serve como ponto de partida para ilustrar um conteúdo difícil de ser trabalhado, complementa conteúdos, e possibilita colocar a todos, professores e alunos em situações desafiadoras de observação, análise e reflexão, estimulando a participação e o posicionamento crítico em relação aos temas abordados. Tudo isso é possível no processo de ensino-aprendizagem, se trabalhado dentro de um contexto apropriado, de forma criativa e planejada.
Segundo PRATA, 2002, p. 77 "A integração das tecnologias como TV, vídeos, computadores e internet ao processo educacional, pode promover mudanças bastante significativas na organização e no cotidiano da escola e na maneira como o ensino e a aprendizagem se processam, se considerarmos os diversos recursos que estas tecnologias nos oferecem (...)"
No entanto se a nossa prática pedagógica não for apropriada e atualizada para a utilização desses recursos como meios que auxiliam no processo de ensino aprendizagem, de nada adiantará, a escola está repleta de equipamentos tecnológicos.
É o que nos mostra o vídeo Tecnologia ou Metodologia. Qualquer recurso tecnológico, do mais simples ao mais complexo, só será significativo se o professor souber como utilizar o mesmo. De que adiante a tecnologia se a metodologia continua a mesma?
Assista, reflita e faça suas considerações
Não basta usar as tecnologias é preciso adequar uma nova postura frente a esses recursos.
ResponderExcluirO vídeo nos mostra a realidade em se tratando de tecnologias utilizadas na escola uma vez que se não tivermos criatividade e olhos voltados para o futuro estariamos a nevegar sem rumo a metodologia deve ser sempre acompanhada com TIC e vice-versa
ResponderExcluirAtravés do vídeo é possivel constatar que a escola aduiriu apenas recursos tecnológicos mais a metodologia de ensino continua a mesma.É necessário que essa mudança se faça no profissional.
ResponderExcluirReflexão;Não basta tecnologias,cursos, reciclagens... É preciso postura do professor e ações concretas para de fato termos uma escola coerente com a filosofia de tecnologia. Luiza Júlia.
ResponderExcluirNão basta termos tecnologia avançada se não aperfeiçoarmos nossas metodologias.
ResponderExcluirFernando Joaquim Evangelista
È realmente muito interessante e desafiador a inovação na metodologia utilizada durante uma aula ou até mesmo na explanação de um assunto estudado, para isto é necessário uma mudança na postura do profissional como forma de dar significado ás ações desenvolvidas.Do contrário, não passará do uso de recursos tecnológicos.
ResponderExcluirÉ necessário que o profissional da educação mude sua postura diante dos recursos tecnológicos que estão sendo aplicados nas escolas.
ResponderExcluirA tecnologia quando não é bem utilizada pelo professor se torna uma ferramenta de pouca diferença na aprendizagem do aluno. Por isso o vídeo mostra que apesar de tantos computadores na sala de aula o professor continua com a mesma metodologia de sempre. Não se pode analisar situações parecidas onde as atitudes são as de sempre.
ResponderExcluirInfelizmente, apesar das tecnologias existentes,a metodologia tradicional permanece no nosso dia dia
ResponderExcluirNota-se que a professora continua usando a mesma metodologia, embora com a utilização de recursos tecnológicos.Se permanece com a mesma metodologia percebemos que a mesma não acompanha as mudanças,continua com o método tradicional.
ResponderExcluir