4 de ago. de 2007

PROGRAMA ÉTICA E CIDADANIA

PROGRAMA ÉTICA E CIDADANIA

Construindo valores da escola e na sociedade


O Programa Ética e Cidadania – construindo valores na escola e na sociedade é o reflexo ao compromisso do MEC no qual se esperam (escola – comunidade) consolidar práticas pedagógicas que conduzam à liberdade, convivência social, solidariedade humana, promoção e inclusão social.

O projeto nasce de um sonho conjunto e contempla as três áreas do conhecimento: Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, com ações planejadas para o ano de 2006, as quais muitas já vêem sendo vivenciadas este ano.

INTRODUÇÃO


A EEFM DR ROMÃO SAMPAIO, está situada na cidade de Jardim-CE, com níveis de ensino ministrados: fundamental e médio, totalizando 1001 alunos, dispõe de 13 salas de aulas, laboratório de ciências e informática, sala de multimeios, quadra esportiva e pátio coberto. Contamos com um trabalho participativo graças aos organismos colegiados: Grêmio Estudantil, Conselho Escolar e Associação de Pais.

Nossa missão é assegurar um ensino de qualidade, garantindo o acesso e a permanência dos alunos na escola, formando cidadãos críticos capazes de atuar com sustentabilidade na modificação da sociedade, como fator imprescindível da transformação social.

O presente projeto é de grande importância, pois nós somos seres morais e as comunidades humanas sempre criaram sistemas de valores e normas morais para possibilitar a convivência social, porque somos seres não determinados pela natureza ou pelo destino/Deus. E no processo de conquista da liberdade e do nosso ser descobrimos a diferença entre o ser e dever-ser e a vontade de construir um futuro diferente e melhor do que o presente. Para esta construção não basta boas intenções, mas também um controle sobre os efeitos não intencionais das nossas ações e o conhecimento de que o questionamento moral pressupõe um conflito entre interesse imediato e a longo prazo e entre interesse particular e o da coletividade.

Se a educação é o esforço de sensibilizar e capacitar para a vida em sociedade, ela deve também adequar-se permanentemente a esses novos horizontes. Muitas vezes a educação está construída por um acúmulo de informações e normas que correspondem a épocas passadas e que pouco tem a dizer aos jovens, sempre mais abertos a novos problemas e com outra sensibilidade. Uma ética de liberdade e da responsabilidade convive mal e é bloqueada por uma educação autoritária e rotineira.

O projeto propõe ações focadas nos quatro eixos temáticos do programa: Ética, Convivência Democrática, Direitos Humanos e Inclusão Social.

OBJETIVOS GERAIS

Fortalecer ações educativas fundamentadas nos princípios da ética, convivência democrática, inclusão social, em respeito aos direitos humanos e às diferenças, por meio de ações que envolvam a comunidade escolar.

Integrar as três áreas do conhecimento em busca de ações conjuntas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Desenvolver o senso crítico no que diz respeito às condições de exigências éticas do mundo contemporâneo;

Mostrar a relação ética e moral, a partir do contexto da educação, como condição fundamental para o constante querer fazer da educação;

Intermediar a discussão educação e cidadania, tendo em vista e efetivação do humano enquanto ser de relações;

Incentivar o protagonismo de alunos, fundamentado na democracia e na justiça social;

Resgatar os valores e os costumes passados.

METODOLOGIA


O presente projeto será desenvolvido com a atuação de toda comunidade escolar com o intuito de desenvolver no aluno valores éticos e o pleno exercício da cidadania.

Será desenvolvido com a execução de diversos projetos que visam os quatro eixos do Programa Ética e Cidadania, com articulação das três áreas do conhecimento: área de linguagens e códigos, área de ciências da natureza e suas tecnologias e área de ciências humanas e suas tecnologias.

Realizaremos uma sensibilização da necessidade de execução dos projetos que compõem o presente programa, com todos os segmentos da escola. Em seguida, serão executados cada projeto de acordo cada ação elaborada.

FORMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES

A avaliação das ações será realizada através de reuniões mensais após a realização dos projetos com os organismos colegiados, permitindo assim o monitoramento das ações e o cumprimento das metas estabelecidas.


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