17 de nov. de 2011

V Feira Regional de Ciências e Cultura




Aconteceu no dia 18 de novembro de 2011, a V Feira Regional de Ciências e Cultura promovida pela 19ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede (Juazeiro do Norte) O evento aconteceu no Ginásio Coberto da EEEP Raimundo Saraiva Coelho(Juazeiro do Norte)e contou com com participação das escolas dos seis municípios da área de jurisdição desta Regional: Barbalha, Caririaçu, Farias Brito, Granjeiro, Jardim e Juazeiro do Norte


Projetos apresentados pela escola
I - Incidência de Fósseis em Jardim-Ceará - 3° lugar

Alunas: Maria de Fátima Vieira e Daiana
Coordenadoras: Ana Neire Turbano de Figueiredo e Adilla Katarine Gonçalves e Sá.

O trabalho objetivou , identificar a incidência de fósseis no município de Jardim – CE e promover a sensibilização para a preservação e proteção das espécies fossilíferas encontradas. Através das pesquisas realizadas, percebeu-se a necessidade de criação de um Plano de Preservação e Proteção em nosso município; bem como divulgar o trabalho dos museus do município.

II -Análise dos Aspectos Socioeconômicos da Dimonrphandra SP. no Município de Jardim-Ceará

Alunos: Alberto Pereira Firmino Filho e Daniel Fideles
Coordenadores: Ádilla Katarinne Gonçalves e Sá Donatila Luiza Carvalho Coutinho.

Popularmente conhecida como Fava D’anta, Faveira, Jacaranda, Favela e Barbatimão, a espécies do gênero Dimorphandra sp. são angiospermas da família Leguminosae, onde do fruto é extraído a rutina, substância química explorada mundialmente na indústria cosmética e farmacêutica. Devido a sua importância a equipe viu a necessidade de descrever seus os aspectos socioeconômicos no município de Jardim – CE, para que se possam criar estratégias de preservação dessa espécie na região do Cariri.
De acordo com as pesquisas realizadas, o cultivo e comercialização da Dimorphandra sp. é fundamental para o sustento de famílias de comunidades inteiras, porém o seu cultivo ainda tem sido realizado por meio da agricultura familiar sem manejo adequado, o que tem levado a degradação lenta da espécie na região. Para que haja a preservação e conservação dessa planta é necessário que sensibilize essas famílias em relação a sua forma correta de cultivo e colheita.

III - Moringa Oleífera: uma alternativa sustentável de purificação da água

Alunos: Gilmar Amaro Pereira e Ruth Sousa Moreira
Coordenadora: Erica Souza Angelim

Durante a experiência com a semente da moringa, observou-se que o processo de purificação decorrente dessa planta ocorre de forma mais lenta que com o Sulfato de alumino, no entanto podemos afirmar que a ação natural das sementes é muito mais benéfica a saúde pública das comunidades em estudo do que a ação rápida do sulfato de alumínio, que por ser um composto químico pode trazer consequências maléficas ao bem estar das pessoas,. Portanto fica evidente que o uso das sementes da moringa seria uma alternativa de tratar a água de forma natural, saudável e sustentável.

IV - A Pedra do Reino de Ariano Suassuna - Perspectiva Literária e Sócio Cultural

Alunos: Amanda Suellen Silva e Jhonattas Alves Moreira
Coordenadoras: Jamilles de Figeiredo Alves e Marluce Leite da Silva

O trabalho fundamentou-se na literatura popular e teve o interesse em resgatar a identidade cultural do Nordeste. Diante da leitura da obra A Pedra do reino, de Ariano Suassuna, que tem como tema o movimento messiânico que impressionou a imaginação popular, cujos fatos das mesmas natureza se arraigaram em alguns pontos do Nordeste. Tentamos descobrir algumas das causas que originaram o desfecho dramático, estabelecendo como referencial a obra supra citada.

Participaram também do evento o grupo de alunos do 2º Ano B: Reginaldo de Sousa Linhares, Paulo Henrique, Thalis Matias, George Jefferson da Silva, com uma animada paródia com a temática meio Ambiente.

O evento nos proporcionou conhecer as experiências científicas que se desenvolvem nas escolas da 19ª CREDE, assim como, a interação e a troca de informação entre os participantes.
Parabéns aos professores coordenadores e colaboradores e principalmente aos alunos sem os quais, não haveria trabalho algum a ser apresentado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário