28 de mai. de 2008

Projeto Minha Terra

O projeto Minha Terra incentiva o uso da Internet como um recurso pedagógico que tem como objetivo transformar alunos e professores em repórteres e editores de informações que valorizam a cultura das cidades ondem moram.


Em 2007 a equipe do 3º Ano do Ensino Médio formada pelas alunas: Ana Cleide Miranda, Helena Correia Pinto e Francirlandia participou do Projeto Minha Terra , cumprindo a tarefa de investigar, escrever e publicar sua reportagem na comunidade virtual do Minha Terra no Portal Educarede, contribuindo assim para mostar a diversidade cultural do nosso país.


Parabéns as alunas, que com o tema “Festejos e Festanças” - A Festa dos Caretas em Jardim, são merecedoras de terem sua reportagem publicada no livro Projeto Minha Terra .



Abaixo um resumo da reportagem

As primeiras manifestações da brincadeira datam de finais do século XIX, quando era realizada na zona rural e constituía-se numa comemoração do término da colheita. Os agricultores confeccionavam uma espécie de espantalho, a quem chamavam de Pai Véi ou Vosso Pai, e, mascarados, com chocalhos e chicotes, percorriam sítios em busca de donativos. Faziam uma grande festa e malhavam o espantalho, que foi substituído por Judas Iscariotes, quando a festa passou a ser realizada também na zona urbana.


Hoje a festa é um evento tradicional que ocorre durante toda a Semana Santa, reunindo três elementos da tradição popular: os caretas, o roubo durante a Semana Santa e a malhação do Judas. Como antigamente, se caracteriza pelos personagens mascarados, com chocalhos na cintura, que animam a cidade. O maior destaque é a figura do Judas, confeccionado como uma representação satirizada de algum político que esteja em evidência nacional pela corrupção, associando-o à figura do traidor Judas Iscariotes.


Para conhecer o projeto Minha Terra clique aqui
Para baixar o livro ou cd clique aqui clique aqui

Escola Dr. Romão Sampaio





Nenhum comentário:

Postar um comentário