30 de jun. de 2011

Alunos que ganharam computador



Alunos
Proficiência
L.Port
Mat
Barbara de cássia da Rocha Gorgonio
325
350
Cicero Luciano Marianao
339
381
Clarice de Lima de Oliveira
326
371
Jéssica Silva do nascimento
327
360
Marcelo Henrick Alves dos Santos
339
353
Bethiele Milagre Leite
343
353
Clecia Borges Cruz
329
375


25 de jun. de 2011

Semana do Meio Ambiente 2011

A semana voltada para o meio ambiente foi bastante movimentada na E.E.M. Dr. Romão Sampaio. Os professores das diversas áereas se mobilizaram no sentido de promover práticas educativas que dizem respeito a aspectos econômicos, culturais e ambientais da escola, da cidade e do planeta.

Entre as diversas ações realizadas destacamos: as oficinas de reciclagem, oficinas de produção de detergentes e amaciantes, palestras, visitas orientadas a localidades que precisam de melhoramentos e conhecimento de recursos utilizados por algumas comunidades para o desenvolvimentos de hortaliças, floricultura e plantio de plantas medicinais.

É importante ressaltar como os trabalhos foram desenvolvidos. Professores e alunos dividiram tarefas e trabalharam de forma coletiva, o que foi fundamental para o sucesso do projeto. Significante também foram as parcerias com o Centro de Multimeios, Laboratório de Informática e Secretaria Municipal do meio Ambiente.A colaboração, a responsabilidade e o empenho foram atitudes que ajudaram a promover um melhor resultado das ações empreementadas e que de forma continuada nos ajudam enquanto educadores a conviver com os conceitos da sustentabilidade educacional.

A culminânica das ações projetadas aconteceu no dia 03/06/2011 com uma exposição no pátio interno da escola, onde os alunos compartilharam conhecimentos e informações sobre temas pesquisados e discutidos em sala de aula como: poluição e desmatamento, ecossistemas, 6 Rs (reduzir, reutilizar, reciclar, repensar, recuperar e recusar), fontes de energia e qualidade de vida.

O evento contou ainda com muitas apresentações culturais como: uma peça tetral fruto da criatividade dos nossos alunos, show de paródias, cordel, poemas e apresentações musicais de sucessos que dizem respeito ao tema meio ambiente.

Fotos do evento

Vídeo produzido pelos alunos: Degradação do Meio Ambiente

23 de jun. de 2011

I Mostra da Educação Ambiental

A I Mostra é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC).
Tem como objetivo promover entre os participantes a troca de experiências a partir das ações desenvolvidas e apresentadas pelos próprios alunos e, assim, divulgar e ampliar essa importante estratégica temática nas escolas. Os projetos inscritos foram distribuídos em duas modalidades: científica (ações de educação ambiental apresentadas no formato de trabalho científico) e artístico-cultural. A E.E.M Dr. Romão Sampaio participará do evento na modalidade artístico-cultural com a apresentação da peça: A Degração da Natureza, encenada por alunos do 2° Ano sob a coordenação da professora Jamiles.
A realização do evento, que ainda não tem uma data prevista, acontecerá no pátio interno da SEDUC, haverá a posse das Comissões da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) da Secretaria e das Coordenadorias Regionais (CREDE). Veja o resultado oficial Aqui





20 de jun. de 2011

Empreendedorismo na Escola

desifetante caseiro
Alunos do 2º Ano sob a orientação das professoras Claudiana e Ana Cleide desenvolveram no Laboratório de Ciências oficinas para a produção de desifetantes e amaciantes. A primeira remessa da produção foi compartilhada com os alunos participantes da oficina e com a própria escola. Os professores foram comtemplados com pequenas amostras.

Dentro do Projeto Meio Ambiente desenvolvido na Escola, esta é uma ação empreendedora, visa produzir material para a própria escola e incentivar os alunos a produção familiar.

Receita de desifetante ecológico (fonte UOL Ciências e Saúde)
Ingredientes:

  • 1 litro de álcool (de preferência de 70º)
  • 1 sabão caseiro
  • 4 litros de água
  • Folhas de eucalipto
Modo de fazer:

Deixe as folhas de eucalipto de molho no álcool por dois dias. Ferva 1 litro de água com o sabão ralado, até dissolver. Junte a água e a essência de eucalipto. Engarrafe.

7 de jun. de 2011

Eleição do Grêmio Estudatil 2011

No dia 02 de junho de 2011 aconteceu eleição para escolha do Grêmio Estudantil para uma gestão de 2 anos. Concorreram duas chapas: Grêmio dos Direitos Estudantis e Alunos Unidos Buscando transformação, que fizeram belas campanhas com cartazes, faixas e panfletos e reuniões pelas salas de aulas, mostrando suas propostas de trabalho. Foi uma campanha transparente e democrática. Coordenada pela Coordenadora Ana Maria Bezerra Amaro Feitosa em parceria com o Grêmio Estudantil vigente.

Entre as muitas propostas de trabalho dos participantes, a criação de uma carteira de estudante, a prática de esporte, palestras socio-educativas, criação de uma horta escolar, foram comuns entre os programas de governo das referidas chapas.

Faltaram propostas para a Rádio Escola que funciona normalmente com um pequeno grupo de alunos e segue apenas com uma programação de músicas na hora do recreio.

O resultado desse processo democrático foi a vitória da chapa: Alunos Unidos Buscando transformação, que entre as suas propostas merece destaque a revitalização do Jornal Vida na Escola e a criação de um blog para divulgação das ações.

A chapa Jovens Unidos Buscando Transformação contabilizou um total de 372, a chapa Grêmio dos Direitos Estudantis 243 votos. Foram somados 15 votos brancos e 23 nulos.

2 de jun. de 2011

Eu preciso fazer o teste do HIV / AIDS?

palestra
É uma iniciativa conjunta do Ministério da Saúde, Ministério da Educação, UNICEF, UNESCO, UNFRA em parceria com secretarias estaduais e municipais, para uma mobilização nacional para prevenção da aids e detecção precose da infecção pelo HIV entre adolescentes e jovens estudantes do Ensino Médio.

Essa iniciativa realiza-se no contexto do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, que tem como objetivo reduzir a vulnerabilidade de adolescentes e jovens às doenças às doenças sexualmente transmissíveis e à gravidez não planejada, por meio do desenvolvimento articulado de ações no âmbito das escolas e das unidades básicas de saúde.

Assim, com a participação de alunos do ensino Médio, profissionais da Secretaria Municipal da Sáude promoveram na nossa escola A Oficina do Prazer, que tem como objetivo central popularizar, entre adolescentes e jovens brasileiros, o conhecimento e a utilização de critérios para avaliar sua vulnerabilidade à infecção pelo HIV e à aids, na perspectiva do fortalecimento de uma cultura de valorização da vida e proteção à saúde que inclua a prevenção e o acesso aos meios para detecção precose da infecção pelo HIV.
A oficina teve uma duração de uma hora de atividades coletivas e mais 20 minutos para o preenchimento de um questionário individual, para que os alunos possam saber como anda a sua vulnerabilidade ao HIV e à Aids.


Você pode visualizar o questionário no site: http://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10533.htm