26 de out. de 2008

Produção de texto

A Construção de uma sociedade mais justa: ações contra a discriminação

Sabe-se que desde o início das civilizações o ser humano sofre discriminações tanto racial, financeira, religiosa ou de gênero e etc. E que isso vem causando uma grande polêmica dentro da sociedade.
Percebe-se que a descriminação ainda repercute em muitos países sejam eles desenvolvidos ou não e isso resulta muitas vezes em grandes conflitos dentro da sociedade como: racismo, violência, prostituição e tráficos de drogas.
Atualmente pode-se constatar o quanto o homem vem lutando por seus direitos, sua liberdade, mas, é viável perceber que apesar de ter conseguido parte desse objetivo, ainda tem muito o que se fazer pois várias pessoas não enxergam o quanto é doloroso passar por uma situação d preconceito.
O “racismo contamina”, ou seja, é um sentimento destruidor que vem afetando a sociedade em geral; até mesmo a justiça e procedimentos das forças de segurança do Estado têm desrespeitado e ferido os direitos humanos quando julgam observando a raça e as condições financeiras do réu, da vítima ou dos responsáveis pela justiça.
Outro fator preocupante no Brasil é a impunidade e a falta de proteção do Estado.
Aponta-se freqüentes ataques às comunidades indígenas, a prisão de negros e a grande diferença social e econômica entre as raças; a observação crítica desses fatos retrata o quanto as autoridades fazem “vista grossa” e deixa esses abusos impunes.
Ainda convém lembrar que apesar de muitos não acreditarem na redução das desigualdades é necessário que haja a conscientização de cada pessoa para que a “cobra vaidosa” do preconceito não continue agindo no coração de muitos.
Nota-se que a luta contra a desigualdade e a discriminação entre os seres humanos é dever de todos – discriminados ou não – que acreditam em um mundo mais justo.
Levando-se em contra todos os argumentos abordados anteriormente, conclui-se que é imprescindível que todos se conscientizem e lutem juntos pelo combate a tamanhas discriminações.


Ailta, Cícero, Antônio, Elizeu, Jakeline, Maria Aline, Marina e Wallace. (3º Ano B)